segunda-feira, 29 de setembro de 2008

"I fought the law, and the law lost!" [Jon Stewart]

Comentei em um post anterior que sou fã de Jon Stewart. O cara é genial! E pra ilustrar vou contar uma historinha, antiga, mas bárbara! Me racho rindo sempre que revejo o vídeo (link no final do post).
Em outubro de 2004, Jon Stewart apareceu como convidado em um programa chamado Crossfire, da CNN. Aliás, programa este que Jon já havia criticado muitas vezes - e era péssimo mesmo. Jon começou a argumentar o porque do programa ser tão ruim, criticando o formato e os argumentos políticos fúteis dos apresentadores Tucker Carlson e Paul Begala. Nas palavras de Stewart: "não é que seja ruim, mas está ferindo a America. Parem, parem, parem, parem de ferir a America".
A principal crítica de Stewart era de que o programa falhava com sua responsabilidade perante o público e era condescendente com picaretagens partidárias. Carlson tentou rebater as críticas, de que Crossfire era apenas parte do sistema político e não estava realmente levantando perguntas, disparando contra o programa de Jon, o Daily Show da Comedy Central, e especialmente contra a entrevista que Jon fez com o então candidado à presidência, senador John Kerry.
Carlson disse que Stewart não foi severo o bastante com Kerry. Surpreso, Stewart perguntou pra Carlson como ele podia comparar um programa de humor com os padrões jornalísticos de um canal de televisão tão profissional como a CNN, e comentou no absurdo de "buscar na Comedy Central padrões de integridade jornalística".
No decorrer da entrevista, as perguntas de Stewart sobre integridade jornalística foram ignoradas, e Carlson e Begala ficavam apenas criticando The Daily Show, incapazes de defender seu próprio programa. Stewart ainda ressaltou: "Vocês estão na CNN! O show que me antecede é de fantoches passando trotes!". Carlson então acusou Stewart de ser capacho de John Kerry.
Em determinado momento, Carlson cortou do nada para o comercial, se afastou do comediante e disse "Eu acho você mais divertido no seu programa, minha opinião". Stewart respondeu rápido "E você sabe o que é interessante? Você é tão idiota nesse programa como em qualquer outro!"
Depois da aparição de Jon Stewart no Crossfire, transcrições e vídeos foram colocados na internet, se tornando um dos mais vistos, com mais de 3,960,873 acessos.
Como resultado direto das críticas de Stewart, em janeiro de 2005 a CNN anunciou que não renovaria com Carlson, e cancelou o programa Crossfire.
Ao saber da cancelação de Crossfire, Jon Stewart disse, em seu próprio programa, o Daily Show: "Eu lutei contra a lei, e a lei perdeu!".
Quer ver a discussão toda?! Clica aqui, rapá!

Nenhum comentário: